Thursday, April 27, 2006

Retroalimentação

Eu não gosto muito dessa palavra, retroalimentação, mas é a única que dá o real sentido daquilo que eu quero me refirir. Feedback, além de ser um estrangeirismo, tem essa conotação técnica, sempre lembra alguma coisa relacionada ao escritório. E não é por acaso, essa coisa de "fidibéqui", retroalimentação ou realimentação é mesmo uma linguagem técnica, de escritório, que eu tento trazer para a nossa vida de relação.

Mas, afinal, que bicho é esse? É de comer ou de beber? Nenhum dos dois, é uma informação que você recebe e que irá ser útil para nortear o seu comportamento futuro. Quando você usa aquela roupa e todo mundo olha para você, aí está! Esses olhares representam o "fidibéqui", a retroalimentação para a sua atitude ao escolher um determinado tipo de roupa.

Se olhares foram lascivos, sua roupa é muito sexy; se os olhares foram acompanhados de muitos sorrisos, sua roupa deve transformá-la numa palhaça; se os olhares forem "aqueles" de paquera, quem sabe não está na medida certa?; se não houve olhares, sua roupa deve estar com alguma coisa errada. Todos estes são possíveis informações, é a retroalimentação para o seu tipo de roupa.

Sabe no que mais funciona a retroalimentação? No tratamento entre as pessoas, entre os casais. Você trata alguém com carinho, normalmente a resposta é carinhosa, que leva você a ser mais carinhosa ainda, percebe? Isso inicia um ciclo recíproco de bem-tratares, de carinhos, que quase sempre levam ou aumentam o querer bem. Mesmo quando a primeira resposta não é a ideal, com alguma insistência o resultado vem.

Ou você não está usando a forma certa de tratamento, ou o carinho não é adequado. São possibilidades. A sensibilidade de cada um é que vai possibilitar a interpretação dessa resposta. Pode ser trabalhoso? Pode! Mas para quem gosta não é trabalho, é só mais um gesto de carinho e de interesse.

No comments: