Monday, January 09, 2006

Bye, Bye, Brasil

Lembrei do título do filme do Cacá Diegues de 1979, é dele mesmo? Acho que é, se a minha memória não me trai totalmente, lembrei porque é a imagem que eu faço do Brasil de hoje. Confesso para vocês que, como esse blog diz, entre Perdas e Ganhos estamos perdendo muito mais do que ganhando, e na regra do jogo, quando se perde mais do que se ganha, é porque está na hora de abandonar a mesa.

Lembro de tantos planos econômicos, de tantas e tantas vezes em que quem marchou foi sempre o povo. Sempre havia uma promessa, como o bolo de ar do Delfim, que quando o pessoal reclamava que a coisa estava ruim ele dizia: "Tem que esperar o bolo crescer para depois dividir". Você comeu alguma fatia? Nem eu! Ninguém comeu, o bolo era feito de ar, se esbroou na nossa frente, sumiu.

Depois foi o plano cruzado, confiscaram a poupança, tiraram o que era do povo, mas dessa vez a coisa ia, sem falhas! Ah! Dessa vez vai! É pra valer! Foi? Pra quem? Pra você? Eu fui, mas pra outro lugar, me mandaram pra aquele lugar, sabe qual é né? Depois veio o sociólogo, o doutor, honoris e causa, que Deus o tenha em bom lugar, prá sempre amém!, o homem que ia arrumar tudo, arrumou né, o lado dele, arrumou direitinho.

Agora veio esse bravateiro aí, tomador de chopis, como diz o Guaspary, o "Noço Guia", e você sabe para onde ele está nos conduzindo não é? Pois é. Acho que a única solução é pegar os mijados, e cantando a música do filme ir para um lugar que tenha futuro, digamos, por exemplo, o Paraguai.

No comments: