Wednesday, January 04, 2006

Simpatia e Antipatia

Nem tudo tem uma explicação lógica, já nos acostumamos a conviver com muitas coisas que "são assim porque são", na falta de uma explicação adequada, simplesmente aceitamos a realidade. Muitas vezes é um pequeno detalhe, que nos alegra ou entristece, algo que passa desapercebido de uma análise racional, do que estou falando? Estou falando de simpatia e de antipatia, dois sentimentos contrários e que são dependentes de algo até agora não muito bem conhecido.

Olhamos para alguém e rapidamente formamos uma idéia, quase um julgamento - o que sempre é injusto - em frações de segundo. Simpatizamos ou antipatizamos com alguém "de cara", como se diz. E o pior é que não é fácil mudar essa primeira impressão, esse pré-julgamento.

Aonde estaria escondida essa mágica - ou essa magia? - que nos faz gostar ou desgostar de algo ou alguém tão rapidamente? E não é um aspecto meramente estético, não é uma a beleza aparente esse fator que nos faz simpatizar ou não. Porque ocorre uma ou outra situação - simpatia/antipatia - tanto em relação a feios como com relação a bonitos.

Algumas pessoas explicam a simpatia e a antipatia tomando como base os acontecimento daquilo que chamam de vidas passadas - nas teorias espirítas e reencarnacionistas -, estas pessoas seriam os nossos afetos e desafetos em outras vidas. Mas isso já é uma matéria que não se pode, nem cabe discutir, isso é religião, é matéria de fé.

É interessante notar que, seja qual for a razão para o fato, a existência de pessoas que são uma unanimidade no quesito, são simpáticas ou que parecem ser assim para todos e, no outro pólo, infelizmente, o oposto também é verdadeiro, existem os parecem ser antipáticos para todos.

Como os ideais nem sempre são alcançáveis, o melhor é tentar ser agradável e simpático, senão para todos, pelo menos para a maioria.

No comments: