Sunday, January 07, 2007

Hora de inaugurar

Mais do que hora de inaugurar o ano novo, e antes que ele fique muito velho, aqui no Perdas & Ganhos. E aí, como fomos de entradas? Todos lembrando e cumprindo as promessas feitas no ano novo? Ou continuamos cansados para o exercício fisíco, esfaimados para a dieta, desanimados para o curso, para procurar o emprego, o namorado, a namorada, o amor?

Dizem que as promessas de ano novo são mais efêmeras do que a ressaca da virada. Será? Tem gente que nem promete por que já sabem que não vão cumprir o prometido, são os totalmente desanimados; tem os que cumprem durante algum tempo; os desmemoriados - que juram que não prometeram nada; os perfeitos - que não precisam mudar nada, eu heim!

Eu prefiro mudar sem prometer, não gosto do compromisso, principalmente comigo mesmo, depois fico me cobrando o tempo todo. Costumo adotar essas resoluçõe de mudar fora de datas festivas, em dias comuns, em dias quaisquer, sem significados especiais. Até agora tem dado certo. E tenho mais uma tática: não costumo fazer muita propaganda das mudanças, guardo segredo sobre elas, mantenho silêncio. Quando vejo que a mudança se consolidou, que virou um hábito, aí então eu conto para todos.

No fim das contas é tudo questão de método. Se a mudança é bem vinda, adquirir hábitos saudáveis ou abandonar vícios, vale sempre o esforço.

No comments: