Friday, December 21, 2007

183.987.291

Cento e oitenta e três milhões, novecentos e oitenta e sete mil, duzentos e noventa e um. Este é o nosso número, ou o número que expressa quantos somos, o número que nos representa. Somos, cada um de nós, uma unidade formadora desse todo, uma minúscula parte dessa montanha de gente. Um muito que parece muito quando comparado a um pequeno emodesto Uruguai, ou muito que parece quase nada quando comparado a uma bilhonária China ou a uma Índia.

Somos muitos, e - característica marcante dos grupos que formam muitos - somos diversos. talvez excessivamente diversos para que possamos ser chamados de nação - que subentende um todo - ou de um só povo. E, no entanto, é isso que somos. E essas diferenças nos fazem pouco unidos, menos em características e mais em ideais. Assim, vamos vivendo em um país que abriga vários, uma nação multifacetada, esfarrapada.

183.987.291. Não será esse número, ou qualquer outro número absoluto que nos fará grandes. Dentro desse universo se escondem estatísticas terríveis, tristes, números que nos fazem menor, pequenos, nos tornam -ainda! - uma sub-nação...

No comments: