Tuesday, February 26, 2008

Paixões

Diferenciamos os nossos sentimentos, submetendo-os a uma classificação, uma graduação do ato de gostar. Gostamos, apaixonamo-nos, amamos alguém, diferentes formas de expressar o nosso sentir, de proclamar o nosso afeto. Como toda classificação, nesse caso, o sentimento deve estar sujeito à diversos graus, conforme o comprometimento com alguém. Difícil é dizer onde acaba um e começa o outro sentimento nessa escala de valores do sentir.

Paixão, do Lat. passione, sofrimento. s. f., sentimento excessivo; amor ardente; afecto violento; entusiasmo; cólera; grande mágoa; vício dominador; alucinação; sofrimento intenso e prolongado; parcialidade. Nessa definição dicionariana, a paixão assume formas tão diversas quanto "amor ardente" e "cólera". O termo parece querer representar um amor desajuizado, irracional, se é que é possível achar alguma razão no ato de gostar.

E são as paixões nacionais, pelo futebol, pelas novelas, pela vida das celebridades e pelo carnaval que se enquadram nesse "gostar irracional". Gostamos, e gostamos desajuizadamente, sem medidas, de coisas pouco construtivas para uma nação. Tivéssemos paixão pela justiça, pela ordem e pelo progresso e esse país seria bem diferente.

1 comment:

Karine Mendes said...

Exactamente!